Premiado documentário gravado na Resex Tapajós-Arapiuns é liberado em plataforma online de vídeo
Devido a pandemia do novo coronavírus o isolamento social é a maior medida de prevenção recomendada pela Organização Mundial de Saúde. O cinema em casa é uma das opções de entretenimento e a plataforma de vídeo online – Youtube é uma aliada.
O premiado documentário “Raízes – Um Piano na Amazônia” com cenas gravadas em comunidades da Reserva Extrativista (Resex Tapajós-Arapiuns) lançado no Brasil e no exterior está disponível para todos assistirem. A produção é da pianista gaúcha Carla Ruaro e recebeu o apoio do Projeto Cultura na Comunidade da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
O filme foi premiado como o Melhor média metragem nacional no I Festival de Cinema de Alter do Chão em outubro de 2019.
Sinopse do filme
A pianista Carla Ruaro e sua equipe embarcaram em uma expedição de 40 dias que envolveu içar um piano em um barco e atravessar a Amazônia brasileira. Em colaboração com compositores locais, o objetivo deste projeto independente foi levar a música amazônica para comunidades ribeirinhas remotas e um instrumento que nunca haviam visto antes.
Através da aquisição e transporte do instrumento para as oficinas e apresentações musicais para as comunidades ao longo das margens do rio, o projeto também fortalece os laços de união das comunidades ribeirinhas, uma valorização do valor das comunidades e artistas.
Fonte: Agência Santarém
Para assistir
- Para assistir em Português: https://youtu.be/VmmoV4yPmbQ
- Com legendas em inglês: https://youtu.be/GZquXuG0LVg
- Barreira policial impõe restrição ao acesso de turistas na estrada de Alter do Chão