Velórios e sepultamentos em Santarém terão restrições durante período de combate à Covid-19

Velórios e sepultamentos em Santarém, no oeste do Pará, terão restrições durante período de combate à Covid-19. É o que determina um decreto municipal assinado pelo Prefeito Nélio Aguiar com medidas excepcionais e temporárias, que inicialmente valem do dia 27 de março a 5 de abril, com a possibilidade de prorrogação caso seja necessário.  

De acordo com o documento, fica limitado o acesso de pessoas em velórios, no máximo 20 pessoas de cada vez por revezamento, devendo manter-se a distância mínima de 2 metros como medida de prevenção.

Casos de Covid-19

Caso o óbito decorra de confirmação ou suspeita de contagio pelo Coronavirus, recomenda-se a não realização de velório/funeral, todavia, caso a família opte pela realização, deverão seguir os seguintes protocolos

A urna funerária deve ser fechada durante todo o velório e funeral, evitando qualquer contato como o toque ou beijo com o corpo do falecido em qualquer momento. Água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% devem estar disponíveis para higienização das mãos durante todo o velório.

A cerimônia deve ocorrer em um em local aberto ou ventilado, evitando a presença de pessoas do grupo de risco para agravamento da COVID-19, idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e lactantes, portadores de doenças crônicas e pessoas com sintomas respiratórios.

Não devem ser permitidos alimentos e bebidas, devendo-se observar também as medidas de não compartilhamento de copos.

O decreto estabelece também que a cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomerado de pessoas respeitando a distância mínima de pelo menos, dos metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória. Recomenda-se que a enterro ocorra com no máximo 20 pessoas.