Com 5 casos de Covid-19 confirmados, Pará registra o primeiro no interior do estado
O quinto caso de Covid-19 no Pará foi confirmado nesta segunda-feira, 23 de março, o primeiro no interior do estado. A paciente é uma mulher de 29 anos, do município de Marabá. Ela esteve em São Paulo e retornou ao Estado no dia 16 de março e, no momento, segue em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Com isso, o Pará segue com registros de casos importados de outros estados, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Porém, o Ministério da Saúde reconhece que há a possibilidade de transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional.
A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
As autoridades reforçam a importância do cumprimento das medidas de prevenção à doença em todos os municípios do Estado. Bares, restaurantes e casas noturnas continuam proibidos de funcionar. E o governo, por meio das forças de segurança, está pedindo à população que fique em casa ajudando a conter a disseminação do novo Coronavírus.
- O que é coronavírus? (COVID-19)
- Prefeitura de Santarém decreta situação de emergência para combater o coronavírus
- Coronavírus: Sem servidores da Anvisa, Aeroporto e portos de Santarém podem ser monitorados pela Sespa
- Governo do Pará anuncia mais medidas de prevenção ao novo Coronavírus
- Passageiro apresenta sintomas gripais e vigilância sanitária adota medidas no porto de Santarém