Passageiro apresenta sintomas gripais e vigilância sanitária adota medidas no porto de Santarém

Um passageiro, que estava na embarcação Golfinho do Mar, vinda de Manaus (Amazonas) apresentou sintomas gripais e passou por uma avaliação da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), seguindo o protocolo de prevenção ao contágio do novo coronavírus neste sábado, 21 de março.

Antes do navio atracar, familiares em terra haviam informado para as autoridades portuárias que o passageiro estava passando mal e que poderia estar com os sintomas da Covid-19. Antes mesmo da atracação no porto da Companhia Docas do Pará (CDP), uma equipe da Divisa, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e da Guarda Portuária interceptaram e tomaram as medidas cabíveis.

A princípio, os sintomas não condizem com a o quadro de Covid-19, porém, o paciente passou por um processo de higienização e encaminhado para o isolamento domiciliar. Pessoas que possivelmente tiveram contato com ele durante a viagem também serão monitorados, incluindo os tripulantes do navio.

Uma das medidas do Governo do Pará, com a finalidade de reduzir a circulação de pessoas e a possibilidade de contágio é o fechamento da via fluvial e terrestre das divisas do Estado. Ou seja, não será permitido o transporte interestadual de passageiros em coletivos ou embarcações. Decisão semelhante tomada pelo vizinho Estado do Amazonas, que vem também vem registrando casos confirmados.