Segundo caso do novo coronavírus é confirmado no Estado do Amazonas

O segundo caso do novo coronavírus do Estado do Amazonas foi confirmado nesta  terça-feira, 17 de fevereiro. Trata-se do vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o médico Jacob Cohen. A instituição confirmou que ele testou positivo no dia 16 de março, depois de retornar de uma viagem a São Paulo com os sintomas leves da doença.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) informou que foi notificada sobre dois pacientes que atuam na área de saúde do Amazonas e testaram positivo para o Covid-19.

O caso, no entanto, só passa a ser contabilizado pelo órgão após exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), local chancelado pelo Ministério da Saúde.

Cohen apresenta quadro brando da doença, em quarentena domiciliar, devidamente orientado pelos especialistas que lhe atenderam e evoluindo bem.

Coronavírus no Amazonas

O número de casos suspeitos chegou a 33 no Amazonas, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Destes, 27 já foram descartados.

O segundo caso foi identificado 4 dias após o primeiro.

Desde então, medidas vem sendo adotadas por diversos órgãos como forma de prevenção por conta do vírus.

Entre elas, o cancelamento de eventos para evitar aglomeração de pessoas, aulas em universidade pública, escolas municipais e estaduais – além da suspensão de viagens para servidores públicos do Governo do Estado para o exterior.

Fonte: G1 Amazonas