Coronavírus: Sem servidores da Anvisa, Aeroporto e portos de Santarém podem ser monitorados pela Sespa

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) podem monitorar o aeroporto e portos em Santarém, no oeste do Pará, que atualmente não conta com servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida foi confirmada pela pasta, durante entrevista coletiva que trouxe maiores detalhes sobre a confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Pará. A finalidade é garantir o cumprimento do decreto que determina medidas para evitar a proliferação pelo Estado.

De acordo com as autoridades, há a necessidade de aumentar a fiscalização em terminais de embarques e desembarque. A ideia é reforçar orientações de passageiros, identificar e seguir o protocolo indicado com aqueles que apresentarem os sintomas.

Com mais de 300 mil habitantes, Santarém é a terceira maior cidade do Estado, sendo um importante pólo turístico e entreposto comercial entre Manaus e Belém, as maiores cidades da Região Norte.  

Conta com o Aeroporto Internacional Wilson Fonseca que registrou uma movimentação de mais de 500 mil pessoas em 2019. A cidade conta também com o porto da Companhia Docas do Pará (CDP) e com o Porto do D.E.R. que também reúnem milhares de passageiros.