Semtur confirma cancelamento do último navio de cruzeiro da temporada em Santarém
O último navio de cruzeiro da temporada em Santarém, oeste do Pará, foi cancelado. A decisão foi tomada pelas autoridades locais horas após o decreto de emergência editado pelo prefeito Nélio Aguiar. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).
Trata- se do Seabourn Quest, que saiu de Buenos Aires, na Argentina, no dia 14 de março com destino a costa brasileira até Manaus. A embarcação deveria passar por Santarém no dia 2 de abril.
O cancelamento ocorre mesmo diante da indecisão do Ministério da Saúde, que na semana passada chegou a recomendar o fim das viagens, porém voltou atrás, ficou de redefinir as regras e até o momento não se pronunciou.
O motivo para o impasse é a incapacidade de apontar critérios para diferenciação entre os que estão trânsito daqueles que não iniciaram seus trajetos. Os navios podem atuar como ambiente de risco durante o período de maior transmissibilidade da doença, podendo conferir risco aos passageiros em alto mar.
Vigilância em Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que está adotando ações de vigilância para navios de cruzeiro que atracam no município como medida de prevenção à entrada do coronavírus.
Quem tem a responsabilidade de emitir a Declaração Marítima de Saúde é a própria embarcação, pois nos navios há médicos e enfermeiros, que compõem hospitais dentro dos cruzeiros, que são habilitados para tratar de doenças como esta. Quem faz a validação do documento é a própria Anvisa.
Na tarde desta segunda-feira, 16 de março, a Declaração foi emitida para o navio Amera, que esteve em Belém. A autorização foi apresentada aos órgãos de saúde, quando chegou em Santarém, que atesta que não há casos suspeitos.
De acordo com a Companhia Docas do Pará (CDP), que administra o porto da cidade, entre novembro de 2019 e abril deste ano, 23 visitas de navio de cruzeiro foram confirmadas. Porém, apenas 22 foram concluídas.