Prefeitura de Santarém decreta situação de emergência para combater o coronavírus

prefeitura

A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, decretou situação de emergência diante da pandemia de Coronavírus. A decisão, divulgada na tarde desta segunda-feira, 16 de março, foi tomada mesmo sem ter a confirmação de casos no município em meio a uma coletiva de imprensa.

A administração local informou a adoção de algumas medidas de precaução para evitar a propagação do vírus. Na ocasião, a Secretaria de Estado do Pará (Sespa) confirmou que o resultado do exame da técnica de enfermagem que estava classificado como caso suspeito deu negativo. Uma contraprova ainda está sendo aguardada.

“A maior arma que temos contra a pandemia é a informação e o engajamento das pessoas onde cada um pode contribuir e fazer sua parte para evitar que a doença se alastre. Qualquer informação estaremos disponibilizando para a imprensa e a população”, declarou Nélio Aguiar.

De acordo com a Prefeitura, uma série de medidas estão sendo tomadas, entre elas a criação de um gabinete de crise com a participação de diversos representantes da área da saúde, assistência social e demais setores da administração pública.

Na prática, o decreto de situação de emergência se torna um respaldo jurídico para que o as autoridades possam agir de maneira mais efetiva e rápida para garantir o cumprimento das normas. Além disso, há a elaboração do Plano de Contenção local, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

O poder público solicita que as empresas de transporte público forneçam um número maior de ônibus para evitar a aglomeração e a superlotação. O plano prevê ainda a suspensão das férias de profissionais da saúde, assistência social e defesa civil que tirariam férias em abril e maio para reforçar o efetivo.

Autoridades devem reforçar a atenção no aeroporto e portos da cidade. Navios de cruzeiro só podem atracar após a comprovação de quem nenhum dos passageiros ou tripulante estejam apresentando os sintomas.

A princípio, a suspensão de aulas e cancelamento de eventos ainda está descartada. De acordo com o prefeito, esse tipo de medida só pode ser submetida após a confirmação de que o vírus esteja circulando pela cidade, ou seja, quando ocorrem casos de contaminação comunitária, o que não acontece em Santarém no momento.

Atualmente, em toda região norte, 12 casos são classificados como suspeitos e apenas 1 foi confirmado o diagnóstico do coronavírus em Manaus, no Estado do Amazonas.