NotíciasSaúde

Paciente em Santarém (PA) é excluída como caso suspeito por não atender a definição do COVID-19

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) excluiu a paciente em Santarém da classificação de caso suspeito. A medida foi tomada após o quadro clínico e que foi classificado como não compatível com os casos ocorridos descritos nos relatórios da Organização Mundial Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).

A Sespa considerou que no período que a paciente esteve na Europa (05 a 12 de fevereiro), não havia casos confirmados em Portugal e os 14 casos confirmados na França (11) e Itália (3) eram importados da China ou do Reino Unido e, desta forma, os referidos países não possuíam transmissão local do vírus estabelecida pela OMS e apenas passaram a integrar a lista de países monitorados pelo Brasil em 24 de fevereiro.

A paciente, uma mulher de 47 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do sábado, 29 de fevereiro, com quaro gripal. A equipe de saúde da Unidade seguiu todos os protocolos para a ocasião encaminhando imediatamente para área de isolamento e em seguida foi recomendado o isolamento domiciliar de 14 dias, com acompanhamento. Com a exclusão do caso como Coronavírus, a Sespa sugere ainda que outros diagnósticos diferenciais crônicos sejam pesquisados se a paciente continuar com os sintomas respiratórios.