Pará lidera ranking do Norte entre os estados que mais contrataram jovens aprendizes em 2019

As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado voltadas à atração de novos investimentos para a região, à capacitação profissional e ao incentivo de políticas públicas, favoreceram o aumento das contratações de jovens aprendizes, no Pará, em 2019. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará. Foram 7.677 contratações formais no ano passado. 

Os números colocam o Pará no topo do ranking entre os estados do Norte que mais empregaram jovens aprendizes no país. O setor do comércio foi o que mais contratou (37,8%), seguido pelo setor de serviços (29, 3%) e pelo setor da indústria de transformação, que abriu 1.268 vagas, correspondendo a 16,5% do total. 

Para o Dieese, as políticas de aprendizagem têm sido uma ferramenta utilizada no país inteiro para facilitar a entrada e a permanência dos jovens no mercado de trabalho, além da garantia dos seus direitos.

Uma das iniciativas estaduais que se destacaram nesse segmento foi o lançamento do Programa Primeiro Ofício, em setembro de 2019, que busca parcerias com empresários para oferecer oportunidades de primeiro emprego aos jovens em situação de vulnerabilidade social.

As empresas que firmam a parceria com o programa, se comprometem em garantir 30% das vagas para jovens que cumprem medidas socioeducativas em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), egressos do sistema penitenciário ou filhos de detentos, além de moradores dos bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz). 

Fonte: Agência Pará