Centro Regional da SESPA recebe orientações do Ministério da Saúde sobre Corona Vírus
O 9º Centro Regional da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) recebeu orientações do Ministério da Saúde sobre o Corona Vírus. Uma reunião realizada na terça-feira, 12 de fevereiro, em Santarém, foram analisados detalhes do Boletim Epidemiológico 02/2020 que trata a respeito da doença.
De acordo com a coordenação local, foram abordados a revisão do Fluxograma de Atendimento, repasse do Protocolo de Tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde, a organização do município e dos estabelecimentos de saúde frente a possíveis casos suspeitos, além do envio de amostras biológicas ao laboratório de referência e a necessidades de equipamentos de proteção individual: máscaras, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Diante da identificação de casos suspeitos, as equipes devem realizar busca ativa de contatos próximos (familiares, colegas de trabalho e colegas de sala de aula, conforme avaliação da vigilância epidemiológica). Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital para tratamento e isolamento respiratórios em quarto privativo e os casos leves, devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.
Situação no Brasil
O Brasil permanece sem registro do novo coronavírus. O Ministério da Saúde atualizou no dia 7 de fevereiro as informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde sobre a situação dos casos suspeitos. O número reduziu em relação ao informe anterior e já descartou 26 suspeitas. Agora, 8 notificações se enquadram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019: Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (2).