Em média, 8 processos de alienação chegam à Câmara Municipal de Santarém por semana
A Comissão de Agricultura, Obras Públicas e Patrimônio na Câmara Municipal de Santarém, no oeste do Pará, tem recebido em média 8 processos de alienação de terras do município por semana, oriundos da Prefeitura, para realizar a última etapa do processo de regularização de compra de terrenos pela população que no fim terá seu título de propriedade.
No ano de 2019, a 5º Comissão recebeu 315 processos de alienação onde: 279 foram aprovados em plenário e apenas 36 deles seguem em tramitação na Casa. O número de processos aprovados pode ser considerado um marco, dado as produções de anos anteriores.
O Poder Legislativo recebe os processos enviados pela Prefeitura que entram através do Plenário na Sessão Legislativa. A partir daí, é encaminhado às comissões, passam primeiramente pela 2ª Comissão, de Finanças, Constituição, Justiça e Redação, logo após é encaminhado a 5ª Comissão, de Agricultura, Obras Públicas e Patrimônio, que realizará a vistoria in loco afim de confirmar as informações que constam no processo.
Após a vistoria é elaborado um parecer pela comissão que recebe assinatura de todos os membros desta e então é devolvido a 2ª comissão, que emitirá o parecer final analisando a legalidade do processo de acordo com as normas estabelecidas em lei.
Com o parecer pronto e a assinatura de todos os membros desta comissão o processo segue para plenária para apreciação e aprovação do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo. Aprovado retorna com a redação final ao Prefeito Municipal que sancionará como Lei a autorização de venda da propriedade. Após a sanção a Lei segue para a Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) que se encarregará pelos trâmites finais de emissão do título de posse.
Plataforma de consulta
Para atender à crescente demanda, um novo mecanismo de consulta dos processos foi implantado pelo comissão, com o objetivo de facilitar o acesso as fases de tramitação dos projetos de alienação, assim como dar mais transparência ao trabalho realizado pela Comissão de Terras.
A plataforma de consulta pode ser acessada por qualquer cidadão, no próprio Sistema de Apoio do Processo Legislativo, SAPL, através do site da Câmara Municipal de Santarém, no endereço eletrônico www.santarem.pa.leg.br.
“A ideia de se ter uma ferramenta como esta, é justamente facilitar a vida daquelas pessoas que antes precisavam vir até a Câmara e percorrer os gabinetes das comissões em busca de informação sobre seus processos, e agora poderão o fazer sem ter que sair de casa, através da plataforma. Queremos também com isso, dar mais transparência e agilidade ao trabalho da 5ª comissão”, destaca o vereador Júnior Tapajós.
A partir de fevereiro já será possível fazer a consulta via internet e para facilitar a navegação pela plataforma, um manual de consulta foi elaborado para auxiliar os cidadãos interessados em acessar as informações. Atualmente, a 5ª Comissão é composta pelos vereadores: Júnior Tapajós (PL) – Presidente; Mano Dadai (PRTB); Jander Ilson (PSDB); Jardel Guimarães (PODEMOS) e Antônio Rocha (MDB).
Fonte: Câmara Municipal de Santarém
Foto: G1 Santarém e Região