Alcoa solicita da SEMAS Licença de Instalação de lagoa de rejeitos em Juruti
A Alcoa World Alumina Brasil Ltda solicitou junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) a Licença de Instalação da sétima lagoa de disposição de rejeitos – LD7, localizada no município Juruti, no oeste do Pará. A solicitação foi feita através do processo nº 2040/2020, conforme publicação no Diário Oficial.
A mineradora solicitou também junto ao órgão ambiental, autorização para efetuar Supressão Vegetal em uma área de 1.130 hectares, onde pretende-se realizar o avanço de lavra da mina. A solicitação foi realizada através de juntada de documento, sob o número de documento 2336/2020, vinculado ao processo nº 25653/2017.
Captação e Disposição de Rejeitos
Em termos estruturais, o sistema é considerado de baixo risco. O material das lagoas é classificado como inerte e não perigoso (classe IIB), de acordo com o padrão (NBR 10.004) da Agência Brasileira de Normas Técnicas. A argila bauxítica apresenta as mesmas características encontradas naturalmente no solo da região.
De acordo com a Mineradora, o sistema da Alcoa Juruti, composto por uma lagoa de espessamento e um conjunto de lagoas de disposição, foi construído com as melhores técnicas de engenharia, aproveitando a própria área lavrada para estocar o material.