Um ano após regulamentação, Santarém possui 4 aplicativos de transporte autorizados e mais de 500 motoristas cadastrados

A regulamentação dos aplicativos de transporte em Santarém, oeste do Pará, completou um ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), 4 empresas foram consideradas habilitadas e estão autorizadas a prestarem o serviço: Urbano Norte (445 veículos), Boto Car (91 veículos), Nosso Drive (4 veículos) e da Fox, que está em fase de implantação e ainda não possui operadores. No total, 540 motoristas estão cadastrados.

Além desses, Santarém conta também com o aplicativo Táxi Santarém que envolve os taxistas. O serviço de táxi é uma concessão pública e o aplicativo é um plus no serviço. Em razão disso, eles tem algumas vantagens em relação ao serviço por aplicativo tais como: pontos fixos, podem ser abordados nas vias pelo usuário e podem cobrar pelo serviço de duas formas, através do taxímetro ou através da chamada via o aplicativo que tem tarifa menor que a cobrada pelo taxímetro.

Decreto

De acordo com o decreto, sancionado pelo prefeito Nélio Aguiar em janeiro de 2019, para atuar no setor é necessário o cumprimento de exigências tanto para motoristas quanto para veículos. Após uma emenda realizada em abril, a Câmara Municipal aumentou de 5 para 8 anos a idade máxima da frota, ou seja, o motorista só pode utilizar neste serviço, veículos que foram fabricados a partir de 2012. O veículo precisa ter também licença de tráfego e laudo de vistoria, além de ser obrigatório o uso de adesivo de identificação.