Hospital Regional de Santarém atende 860 mil e reduz infecção hospitalar em 30% no último ano

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realizou 869.701 mil atendimentos em 2019. O número engloba internações, cirurgias, consultas, exames e atendimentos de urgência e emergência. A unidade realizou ainda 22 transplantes de rins e 8 captações de múltiplos órgão. Desde 2008, o Hospital já acumula mais de 7,1 milhões de atendimentos. Outro feito impressiona: a redução em 30% das principais infecções hospitalares relacionadas a procedimentos invasivos, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), onde o risco de infecções é maior.

Entre os usuários atendidos pelo serviço está Luziane Rodrigues da Silva, de 21 anos. Ela passou por um procedimento raro e inédito na região Norte do Brasil, de perfusão de membros, que promoveu regressão tumoral e evitou amputação de uma das pernas. “Eu fiquei muito aliviada. Quando abri os olhos, após a cirurgia, o médico falou que havia sido um sucesso. Eu me emocionei muito”, contou a paciente, que recebeu alta e voltou às atividades normais em seu município de origem, Itaituba (PA).

O diretor Hospitalar, Hebert Moreschi, destaca a importância das conquistas e o papel da unidade na promoção da saúde. “O HRBA tem um papel importantíssimo para todo o Estado do Pará. Evoluímos na realização de exames, cirurgias e atendimentos. Seguimos no caminho certo, em busca de cada vez mais resolutividade e prestando assistência de qualidade e com segurança para toda a população”, destaca.

Com atendimento 100% gratuito para uma população estimada em 1,3 milhão de pessoas, residentes em 23 municípios da região Oeste do Pará, o HRBA pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital é referência para média e alta complexidades, prestando um serviço de qualidade e com segurança ao paciente.

Fonte: Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA)