Porcentagem de pessoas associadas a sindicatos cai no Pará, aponta IBGE

A Porcentagem de pessoas associadas a sindicatos caiu no Pará, de acordo com dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é de que 11% o total de pessoas ocupadas no Estado estava associado a sindicatos, em 2018, o que equivalia a 373 mil trabalhadores. Esse percentual registrou diminuição de 2,6 pontos percentuais na comparação com o ano anterior, o que significa perda de 99 mil trabalhadores sindicalizados.

Essa foi a primeira queda expressiva desde o início da pesquisa e o estado registrou a quarta maior queda da Região Norte. Os dados são do suplemento Características Adicionais do Mercado de Trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD contínua.

Além disso, o Pará ficou na décima oitava posição entre os estados brasileiros com maior percentual de pessoas sindicalizadas. O estado com maior resultado foi o Piauí (23,2%) e o menor foi Tocantins (5,8%). A maioria dos estados registrou diminuição no número percentual de trabalhadores associados a sindicatos, levando a uma queda no resultado do País, que passou de 14,4% (2017) para 12,5% (2018).

A pesquisa também revelou dados de sindicalização por sexo. Entre os homens ocupados, 11,4% deles era associado a sindicato em 2018. No caso das mulheres, o percentual foi um pouco menor, com 10,4% delas associadas a sindicatos no mesmo período.