Arte e Cultura

Quatro escritores do Baixo Amazonas estão entre os habilitados ao “I Prêmio Dalcídio Jurandir”

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) divulgou a lista com 70 escritoras e escritores habilitados a concorrer ao Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019. O prêmio é um edital público voltado a autores de todas as regiões do Pará, com obras inéditas nas categorias de prosa e poesia, a serem publicadas pela Ioepa ainda neste ano. Quatro da região do Baixo Amazonas estão entre os contemplados.    

Moisés Alves, da Editora Pública do Estado, informou que foram feitas 125 inscrições. Destas, 70 foram consideradas habilitadas a ir a julgamento pela comissão que irá escolher os selecionados. “Os habilitados já passaram pela fase de aprovação documental. O próximo passo é constituir a comissão julgadora, que terá nove integrantes, ligados à literatura e às letras, com a Ioepa presidindo e coordenando os trabalhos, para a escolha dos vencedores do concurso”, esclareceu Moisés Alves.

De acordo com a coordenação, das 12 microrregiões do Pará, apenas uma não teve inscritos. “Houve 11 regiões que foram habilitadas. Consideramos um sucesso esse alcance do concurso, tendo em vista as características e complexidades de nosso Estado. Nossa intenção é aperfeiçoar o prêmio, toná-lo ainda mais acessível e democrático”, afirmou Moisés Alves.

De acordo com o edital, o resultado dos selecionados sai no dia 20 de abril de 2020, sendo no dia 24 de abril a homologação final, após o período do prazo recursal. A lista de habilitados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14), à página 37, e também está disponível no link http://www.ioepa.com.br/Premio2019/.

Fonte: IEOPA