Ascae é reconhecida pelo Governo do Pará como entidade de utilidade pública
Por Samuel Alvarenga
O governador do estado, Helder Barbalho, sancionou o Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos), que declara a Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae) como utilidade pública. A sanção do projeto foi publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado.
A Ascae foi criada em 15 de julho de 1991, com o objetivo de promover o desenvolvimento e popularizar a prática da canoagem, aliada a ações de preservação do meio ambiente, com a utilização de métodos sustentáveis, tendo a participação de crianças, jovens e adultos.
Os projetos desenvolvidos pela instituição promovem a transformação social e atendem as necessidades de comunidades do município de Santarém, por meio de um conjunto integrado de atividades, que envolvem a canoagem ecológica, buscando a proteção do ecossistema e da biodiversidade.
A Associação já era reconhecida como utilidade pública pelo poder público municipal e agora com o reconhecimento estadual fica apta a receber recursos por meio da Lei de Incentivo do Ministério do Esporte. Atualmente, a Ascae possui 25 alunos dos quais 10 seguem no treinamento diário para representar Santarém em competições nacionais.