Economia

Criação de vagas temporárias no fim do ano deve ser 5% maior em 2019, em Santarém

O Sindicato do Comércio Lojista de Santarém (Sindiloja) estima que a criação de vagas temporárias no fim do ano deve ser 5% maior em 2019. De acordo com o levantamento feito pela entidade, em 2018, 170 trabalhadores foram contratados e a expectativa é de que aproximadamente 180 sejam beneficiados este ano.  

Para atender à demanda crescente no fim do ano as oportunidades temporárias e esporádicas de trabalho abertas pelos setores de comércio e serviços são uma forma de os desempregados voltarem ao mercado de trabalho.

Para o período, a estimativa também é de aumento no volume de vendas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a alta deve ser em torno de 3% a 4% em todo o país e o comércio local deve seguir a tendência nacional.  

De acordo com um levantamento feito pelo Centro Avançado de Estudos Amazônicos (CEAMA) os números podem ser um pouco mais otimistas. As vendas devem aumentar em 9,8% em relação ao ano passado. Um dos fatores seriam uma quantidade maior de dinheiro circulando nas mãos dos consumidores por conta do pagamento do 13º salário e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que o teve o saque liberado para alguns contribuintes.